Galão de água com formato exclusivo nasce de projeto técnico refinado
Em fevereiro deste ano, os galões de 5 litros para água da Naturágua chegaram em diversos pontos de venda do Ceará (em Fortaleza, na região Metropolitana e nas regiões litorânea e serrana do estado) com galões inovadores. Com painel frontal mais amplo, e mais estreitas na profundidade, as novas embalagens são muito práticas e fáceis de armazenar, pois se encaixam perfeitamente nas portas das geladeiras. Dotadas de alças, são também bastante ergonômicas e fáceis de carregar.
“A ideia surgiu da observação dos hábitos de consumo e das formas de armazenamento do produto, além da própria experiência de uso dos nossos colaboradores”, conta Geissa Rocha, gerente de marketing do Grupo Telles, dono da marca. “Evoluímos para um modelo mais prático e esteticamente atraente, em que cada detalhe foi pensado para tornar a experiência de uso mais intuitiva e eficiente no dia a dia, reforçando o compromisso da marca com inovação e conveniência para o consumidor.”
Os galões de PET são produzidos pela Yplastic, indústria de embalagens do Grupo Telles, o que garante ao negócio processo altamente eficiente. O design foi realizado pela Sisemo, empresa de consultoria e assessoria técnica especializada em embalagens. “A partir do nosso briefing detalhado,
compartilhamos com os responsáveis pelo desenvolvimento do galão alguns insights estratégicos e referências visuais sobre o que buscávamos para
representar a Naturágua nessa nova embalagem, e o resultado ficou muito bom”, conta Geissa. “A Sisemo teve um papel fundamental na concepção e na finalização do design.”
Até chegar ao formato final, o projeto enfrentou desafios técnicos. O principal foi garantir a resistência estrutural necessária para suportar o volume de 5 litros sem que a embalagem deformasse ou perdesse estabilidade. Foram realizados estudos técnicos para aprimorar a distribuição da estrutura da garrafa, garantindo que o desempenho fosse mantido desde a produção até o momento de consumo.
Ao mesmo tempo, era essencial que a embalagem fosse ergonômica e funcional, facilitando o manuseio e proporcionando um encaixe perfeito na
porta da geladeira – um diferencial importante para otimizar o espaço e oferecer mais praticidade no dia a dia. Para alcançar esse objetivo, o design foi cuidadosamente pensado para equilibrar curvas e áreas de sustentação, tornando o formato mais intuitivo, confortável para manusear e servir.
Outro desafio foi encontrar o ponto ideal entre leveza e robustez. A embalagem passou por um processo de otimização estrutural para garantir segurança e qualidade com consumo ótimo de resina. O formato exclusivo, que une praticidade, ergonomia e sofisticação, foi
patenteado. “Essa embalagem facilita não apenas o armazenamento e o manuseio por parte do consumidor, mas também gera ganhos em toda a
cadeia de fornecimento, pois o design otimizado melhora o aproveitamento dos pallets, facilita a movimentação logística e proporciona melhor exposição nas gôndolas, garantindo maior eficiência operacional.”
Em breve, a novidade estará disponível também em Natal e no litoral do Rio Grande do Norte.
Veja AQUI outros projetos em que a Naturágua usou a embalagem em busca de diferenciação.